As missões da Apollo mostraram ciência exata no trabalho. Cada parte precisava estar perto da perfeição do início ao fim. A NASA conseguiu as ferramentas dos anos 1960 – um feito notável. Embora ainda fosse uma tecnologia de ponta na época.
Mais do que apenas pousar na lua
A maioria das pessoas se lembra dos astronautas que andavam na superfície lunar, montou a bandeira americana e se moveu com baixa gravidade. Mas a NASA enfrentou outro desafio ao pouso da lua – eles precisavam trazer astronautas de volta à Terra e com segurança.
A tripulação teve que confiar inteiramente em seu treinamento, sistemas de naves espaciais e cálculos precisos – não havia espaço para erro. Mas eles não estavam sozinhos. Os controladores de vôo da NASA no terreno desempenharam um papel crítico e foram fundamentais para a concepção da solução que permitiu que a Apollo 13 sobrevivesse. Os astronautas da Apollo tiveram um tiro para disparar o motor de ascensão do módulo lunar e voltar ao módulo de comando e serviço em órbita (que era a espaçonave principal para lunar missões), ou então elas ficariam presas lá e acabariam sem recursos. Mas a NASA, sendo a NASA, havia planejado tudo. Suas habilidades científicas e de engenharia lideram Muitas invenções que usamos dia a dia.
Como a espaçonave chegou à lua?
Os astronautas chegaram à lua viajando em um foguete gigante (Saturn V) que os lançou para espaço carregando o módulo de comando e serviço (CSM) – sua espaçonave primária para a jornada. Uma vez na órbita lunar, eles se transferiram para uma espaçonave menor (o módulo lunar) para pousar na superfície da lua. Para o Missões Apollo levou cerca de 3 dias, dê ou aceita, para alcançar a órbita da lua.
O computador de orientação usado nos desembarques da Apollo Moon, referido como o computador de orientação da Apollo (AGC) foi um dos primeiros computadores digitais usados no voo espacial. Foi projetado para ajudar os membros da tripulação com a navegação da espaçonave, bem como orientação e controle. Agora foi transformado em um Relógio legal da calculadora.
Como eles voltaram com segurança?
Depois de completar sua missão na lua, os astronautas da Apollo retornaram ao módulo de comando (CM), que estava orbitando a lua enquanto o módulo lunar (LM) estava na superfície. Pense nisso como o “cockpit e espaço de estar” da espaçonave Apollo.
O LM tinha duas partes: um estágio de descida, que foi deixado para trás na lua e um estágio de subida, que realmente levou os astronautas de volta à órbita lunar. O LM decolou da lua e atracou com o CM, permitindo que a tripulação se transferisse de volta. Depois que tudo estava pronto, o módulo de serviço (SM) disparou seu motor para enviar a espaçonave em uma trajetória de retorno à Terra.
O módulo de comando foi a única parte da espaçonave Apollo que retornou à Terra após a missão; O módulo de serviço foi descartado antes da reentrada e queimado na atmosfera. Tinha que entrar na atmosfera em um ângulo específico. Muito profundo significava destruição; Muito superficial também seria um problema, pois a espaçonave poderia pular a atmosfera e ficar presa no espaço. Um escudo térmico especial protegeu a espaçonave contra temperaturas intensas do aquecimento de choques e atrito do ar durante a reentrada. Grandes pára -quedas se abriram quando o módulo diminuiu a velocidade para garantir um pouso no oceano macio. Uma equipe de navios, juntamente com helicópteros, pegou os membros da tripulação e os levou à terra.
Que tal combustível?
As pessoas costumam perguntar como os astronautas da Apollo chegaram à lua e de volta sem ficar sem combustível. A espaçonave da Apollo usou uma abordagem encenada – reavalindo partes do transporte ao longo do caminho para reduzir o peso. Cada estágio tinha seu próprio combustível, projetado para uma parte específica da jornada. Ao descartar tanques de combustível vazios e módulos que não eram mais necessários, a espaçonave ficou mais leve, exigindo menos combustível à medida que a missão continuava.
No entanto, uma coisa interessante é que, quando os astronautas estavam reentrando a atmosfera da Terra, eles quase usaram quase todo o seu combustível. Mas isso foi intencional, já que a NASA planejava cada ação até seus detalhes. O que acabou acontecendo foi que a espaçonave foi projetada para confiar na física e na gravidade da parte final da jornada. O módulo de comando não se baseava mais no combustível no final, uma vez que a gravidade da Terra naturalmente puxou a espaçonave e a blindagem de calor a protegeu durante a reentrada. Depois de desacelerar o suficiente, eles tinham pára -quedas disponíveis para uso.
A viagem da lua apresentou desafios, e o retorno criou mais obstáculos. A NASA e os astronautas da Apollo fizeram história com planejamento inteligente, excelente engenharia e uma imensa quantidade de bravura. Se você está curioso sobre o espaço, veja como você pode rastrear e ver o Estação Espacial Internacional (ISS).