Resumo
- O Google anunciou que o Android 16 incluirá widgets de tela de bloqueio, alcançando o iOS.
- Os widgets exigirão autenticação para o desbloqueio de segurança – fingerprint, pino e face.
- Espera -se que os widgets cheguem em uma atualização trimestral divulgada em setembro ou outubro.
Estamos no meio de descobrir o que exatamente virá com o lançamento do Android 16 neste verão. A mais recente adição é um recurso que não está oficialmente disponível em dispositivos Android há mais de uma década: widgets da tela de bloqueio.
Em 2012, o Android 4.2 Jelly Bean foi lançado com widgets de tela de bloqueio. Sempre foi um pouco desajeitado e nunca totalmente adotado por todos os fabricantes de Android. Então, alguns anos depois, foi removido no Android 5.0 Lollipop. Desde então, você precisa de um aplicativo de terceiros para obter widgets na tela de bloqueio do Android.
Então, em 2022, a Apple introduziu os widgets de tela de bloqueio para o iPhone no iOS 16. De repente, esse antigo recurso foi legal novamente e era apenas uma questão de tempo antes do Android seguiu o exemplo. Isso finalmente aconteceu no Android 16.
Esta mudança, anunciada no Blog de desenvolvedores do Android se tornará parte do projeto de código aberto do Android (AOSP) na primeira atualização trimestral após o lançamento do Android 16 no verão. Isso deve ser por volta de setembro ou outubro. Enquanto o tablet Pixel tem widgets de tela de bloqueio por um tempo, os telefones estão recebendo um tratamento ligeiramente diferente.
A Apple introduziu widgets de tela de bloqueio para o iPhone no iOS 16. O Android é conhecido por ser o sistema operacional altamente personalizável, mas não possui os mesmos recursos. Bem, não oficialmente – mas isso não precisa nos impedir.
Atualmente, não é possível usar os widgets da tela de bloqueio na versão beta do Android 16 mais recente. No entanto, Autoridade Android Mishaal Rahman nos dá nosso primeiro vislumbre. Os widgets são dispostos nas páginas em um formato vertical. Cada página possui apenas espaço para um ou dois widgets, e as páginas são passadas por horizontalmente como a tela inicial. A última página inclui um botão para adicionar mais widgets. É difícil nas bordas agora e provavelmente mudará muito antes de ser lançado ao público.
Atualmente, no beta do Android 16, esses widgets são acessíveis através do modo protetor de tela, o que significa que seu telefone precisa estar carregando ativamente ou ancorado. No entanto, o Google sugere que os fabricantes de hardware podem personalizar como você aciona a interface do widget. Eu esperaria que eles funcionassem da mesma forma como você personaliza outros elementos da tela de bloqueio.
Obviamente, a segurança é uma prioridade. Certas ações do widget, como abrir um aplicativo, exigirão autenticação. Você precisará usar sua impressão digital, pino ou desbloqueio do rosto para prosseguir. Assim como você pode usar a câmera atualmente na tela de bloqueio, mas não pode olhar para as fotos anteriores sem desbloquear. Isso garante que suas informações pessoais permaneçam protegidas, mesmo com widgets em exibição.
O Android 16 ainda está na versão beta, com um lançamento completo esperado em junho. A atualização do widget da tela de bloqueio seguirá em uma atualização trimestral, provavelmente em setembro ou outubro. Fique de olho em como os fabricantes implementam esse recurso, pois ele pode variar de telefone para telefone. Essa mudança promete tornar sua tela de bloqueio mais do que apenas uma barreira, mas um hub mais funcional de informações.