Resumo
- A Apple evitou com sucesso uma proibição de importação potencial do Apple Watch nos EUA.
- O Tribunal afirmou a invalidação de patentes da Alivecor relacionadas à tecnologia ECG.
O Apple Watch é um produto vestível extremamente popular da Apple, por isso seria um pouco distópico vê -lo proibido nos EUA. Felizmente, acredite ou não, a Apple apenas evitou esse destino.
Uma batalha legal de longa duração entre a Apple e a empresa de dispositivos médicos Alivecor entregou a favor da Apple. O Tribunal de Apelações do Circuito Federal dos EUA afirmou uma decisão anterior que invalidou três patentes da Alivecor relacionadas à tecnologia de eletrocardiograma (ECG) usada no Apple Watch. Se o Tribunal tivesse decidido de outra maneira, a Apple teria enfrentado uma proibição de importação que teria efetivamente impedido a empresa de continuar a vender o Apple Watch no território dos EUA.
A Alivecor, uma empresa especializada em dispositivos pessoais de ECG, entrou com uma ação contra a Apple em 2021, dizendo aos tribunais que a funcionalidade do ECG do Apple Watch violava várias de suas patentes. Essas patentes estão relacionadas a métodos para monitorar a freqüência cardíaca e detectar arritmias (batimentos cardíacos irregulares). Inicialmente, o escritório de patentes e marcas registradas dos Estados Unidos (USPTO) ficou do lado de Alivecor, dizendo que a Apple havia, de fato, violou as três patentes. Mais tarde, a Apple desafiou essa decisão pedindo ao Conselho de Julgamento e Apelação de Patentes do USPTO (PTAB) para revisar a validade das patentes em questão. O PTAB acabou do lado da Apple, concluindo que várias reivindicações dentro das patentes do Alivecor não eram patenteáveis.
Independentemente dessa decisão, a Comissão Internacional de Comércio (ITC) ainda recomendou uma ordem de exclusão limitada e uma ordem de cessar e desistir contra o Apple Watch-se tivesse passado, teria potencialmente bloqueado a importação de certos modelos para os Estados Unidos. A Apple recorreu da decisão do ITC, citando a invalidação das patentes do PTAB. Simultaneamente, Alivecor recorreu da decisão do PTAB, buscando restabelecer a validade de suas patentes. Parece que isso está finalmente encerrado hoje, pois a Apple acaba de ganhar sua própria avenida legal com o tribunal desocupando a decisão do ITC.
Por sua parte, a Alivecor sustenta que suas patentes são válidas e que a Apple violou sua propriedade intelectual, e disse que o tribunal não considerou totalmente fatores secundários que o ITC considerou importante. Também está explorando suas opções legais restantes, incluindo possíveis recursos adicionais. Portanto, ainda parece que o Alivecor continuará tentando lutar contra a Apple, mas pelo menos por enquanto, a Apple poderá continuar vendendo seus smartwatches supostamente infratores.
A Apple esteve envolvida em várias disputas de patentes de alto perfil nos últimos anos, muitos deles também relacionados aos recursos relacionados à saúde do Apple Watch. A Apple não vence tudo isso, no entanto – a batalha legal com Masimo vem à mente como uma que a Apple realmente perdeu. A Apple e a Medical Technology Company Masimo foram trancados em uma disputa de patentes sobre a tecnologia de detecção de oxigênio no sangue (oximetria de pulso) nos modelos de relógios Apple. Masimo afirma que a Apple violou suas patentes, e o ITC concordou, emitindo uma proibição de importação dos modelos do Apple Watch com o recurso. A Apple foi forçada a interromper temporariamente as vendas de modelos afetados e posteriormente lançou versões atualizadas com o recurso de oxigênio no sangue desativado para cumprir.
É difícil ver esse caminho de Alivecor no futuro, mas a parte boa é que a Apple não terá que parar de vender relógios da Apple. Assim, você ainda pode ir à loja da Apple e comprar uma por si mesmo, e poderá continuar fazendo isso no futuro próximo.